FORMATAÇÃO

O QUE É FORMATAÇÃO DE FRANQUIAS?

Antes de entrar no mercado de franchising, é preciso que tudo esteja bem planejado. Afinal, é um mercado que exige conhecimento, capacidade, preparo e experiências.
Por isso, é feita a formatação de franquias, que é a estruturação detalhada de todas as etapas do processo.

A formatação da franquia é o processo através do qual é estruturado e documentado o seu negócio, buscando apresentar um modelo de negócios que seja vantajoso para o franqueador e franqueado. Tudo começa pela análise de franqueabilidade.

Análise de Franqueabilidade

Antes de seguir com o projeto de formatação de franquia, é imprescindível saber se o negócio é franqueável. Isso se dispõe através da análise de aspectos estruturais da empresa, dando a certeza de que o modelo é replicável para ser formatada em unidades de franquia.

É através de um estudo aprofundado, das finanças, planejamento estratégico, marketing, possibilidade de transmissão dos processos, de todos os aspectos estruturais da empresa que se tem a certeza da franqueabilidade da marca, garantindo assim o controle de qualidade e padronização da franquia.

Análise Financeira e Modelo de Negócios

Existem no Brasil mais de duas mil e quinhentas marcas que trabalham com o sistema de franquia, o portfólio é grande e as oportunidades agradam muitas pessoas. A importância da análise financeira e do modelo de negócio do projeto tem o objetivo de garantir que a franquia seja rentável para o franqueador e seus respectivos franqueados, além de ter os diferenciais quando se comparada aos concorrentes.

Nesta fase, é feito um “raio x” completo avaliando a empresa, mercado atual e a capacidade de utilizar um processo replicável para implantação, definição do plano de expansão e estratégia de abertura das lojas.

Os dados analisados resultam em números importantes para a formatação de franquia como taxa de franquia, fundo de promoção, tempo de retorno do capital investido, valor de investimento, royalties, as demais taxas cobradas dos franqueados, além da gestão do sistema e oferecimento de suporte à rede.

Documentos Exigidos pela Lei do Franchising

Para a formatação de franquia os documentos exigidos pela lei do franchising estão presentes no Art. 3º da LEI Nº 8.955, de 15 de DEZEMBRO DE 1994, que dispõe no contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras previdências.

Planejamento Operacional

É fundamental que as normas e os procedimentos técnicos e operacionais da franquia estejam organizados e concentrados em um ou vários manuais. O manual deve descrever os padrões de funcionamento e fornecer as instruções para a execução do negócio, de modo a orientar o franqueado no dia-a-dia e facilitar a compreensão dos aspectos relacionados à administração e à gerência de uma unidade franqueada.

Planejamento de Marketing

Para o lançamento da marca que se pretende franquear, a empresa franqueadora deve formular e desenvolver estratégias e programas de marketing que permitam explorar o mercado, evidenciando os benefícios da marca para o cliente e para o futuro franqueado.

Dependendo dos produtos ou serviços oferecidos, do público-alvo, de forma como eles devem se relacionar e, ainda, da verba destinada pela empresa para cobrir esses custos, a comunicação poderá ser feita através de várias ações como, por exemplo, a contratação de uma assessoria de imprensa.

Planejamento Comercial

Identificar o perfil do franqueado e a escolha certa do ponto comercial são pontos de bastante relevância para o sucesso de expansão de franquia

A Vitrine Excellence oferece assessoria jurídica especializada em franquias para formatação. 
Agende já seu horário!